Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.7/5 (30 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Total de visitas: 1430
Artes marciais para crianças
Artes marciais para crianças

Artes marciais para crianças  


 

Judô, karatê, capoeira, entre outras são as chamadas artes marciais, ou, explicando melhor, são estilos diferenciados de luta ou treinamento que não usam nenhum tipo de armas modernas, como as de fogo.

 

Existem centenas de estilos diferentes de artes marciais e cada uma desenvolve técnicas de luta e métodos de treinamento que garantem a eficiência do estilo. 

 

Mas no mundo das artes marciais não há somente o objetivo da luta, pois em cada estilo há uma filosofia que é transmitida aos praticantes. Essa filosofia pode ser entendida através de suas origens: a maioria das artes marciais orientais surgiu em templos, principalmente budistas, assim, a predominância de uma filosofia no sistema de lutas fica bem clara. Essa filosofia é baseada no desenvolvimento total do ser, ou seja: corpo mente e espírito. Assim, a prática de qualquer estilo exige concentração e disciplina para ter bons resultados.

 

Especialistas no assunto deixam claro que a prática de qualquer estilo de arte marcial sem compreender sua filosofia pode levar o praticante a agir por impulso, de forma imatura e realizar a luta com fins destrutivos e prejudiciais.

 

Vamos conhecer agora os principais estilos:

 

O tae-kwon-do tem origem coreana e se baseia principalmente na aplicação de chutes no adversário, apesar de ter algumas técnicas de uso das mãos também. A palavra tae-kwon-do significa "o caminho das mãos e dos pés". Hoje em dia é uma modalidade difundida em todo o mundo e um de seus estilos já é um esporte olímpico.

 

A capoeira Declarada patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a capoeira é a única arte marcial tipicamente brasileira e suas origens vem dos negros escravizados no Brasil.

Os escravos não podiam treinar deliberadamente nenhuma forma de luta e por isso tinham que disfarçar relacionado com a prática de uma dança.

 

A capoeira envolve jogo, dança, luta música e brincadeira em movimentos ágeis e complexos, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo. A música é fundamental e determina o ritmo e o estilo do jogo durante a roda de capoeira. Os movimentos imitam movimentos animais, como ocorre em muitas artes marciais.

 

Outra arte marcial bastante conhecida é o karatê, que significa "caminho das mãos vazias". Tem sua origem no Japão e suas técnicas são baseadas em bloqueios, chutes socos. Sua história tem início no Japão do século XVII, fase em que era proibido o uso de armas pela população e dessa forma tiveram que buscar recursos de defesas nos mestres chineses para se defender contra os samurais.

 

O kung fu é um tipo de arte marcial bastante difundida em todo mundo. O termo significa "trabalho duro", mas essa luta tem como característica a predominância de estilos suaves e flexíveis. A origem do Kung Fu é muito antiga e parece ter relação com a observação de movimentos usados por diversos animais durante uma luta. Existem centenas de estilos de Kung Fu e um dos mais conhecidos é o Wing Chun, popularizado por Bruce Lee.

 

O boxe é um tipo de arte marcial bastante agressiva e que não tem uma filosofia própria como as demais. Teve origem na Inglaterra e se baseia apenas no uso dos punhos (mãos fechadas) tanto para a defesa como para o ataque. São poucos os golpes do boxe, mas todos eles bastante eficientes para nocautear um adversário.

 

O judô Criado por Jigoro Kano no final do século XIX, o judô é inspirado na arte marcial dos nobres e samurais. A palavra judô significa "caminho da flexibilidade" ou "caminho suave" e seu ponto principal é compreender que para vencer uma luta se deve "usar a força e peso do oponente contra ele mesmo". No judô não existem chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais que durante as guerras usavam poderosas armaduras, contra as quais os chutes e socos não tinham nenhum efeito.